PROBLEM SOLVINg

Quando a saúde acha tempo para você

Rachel Gonçalves
4 min readJul 30, 2021

Facilitando a adoção de hábitos saudáveis para pessoas ocupadas.

Um pouco de contexto sobre este artigo: ele se trata de um desafio proposto pela Sami Saúde, uma helthtech que recentemente passou de facilitadora entre planos de saúde e centros clínicos, a uma operadora própria de saúde, com com registro e regulamentada pela ANS. Sua clientela está localizada até o momento na grande São Paulo, para MEI e PJ, a partir de uma vida.

O desafio aqui foi desenhar a interface de uma funcionalidade dentro do app que atenda a necessidade de acompanhamento de plano de cuidado. De metas sugeridas, constam algumas sugestões, mas a escolha de qual e o modo de execução ficaram a meu critério. Eu tive aproximadamente 30 horas corridas para trabalhar nesse desafio.

Como se pode notar, mesmo em uma época em que tanto se fala de saúde, a maioria dos paulistanos ainda depende exclusivamente do SUS. E não para por aí: 67% dos entrevistados relataram sintomas de natureza física ou mental durante a pandemia.

Dos sintomas apontados, destacam-se: alterações no sono (50%), mudanças repentinas de humor e/ou irritabilidade (44%), angústia e/ou medo (43%), alteração alimentar (37%), sinais ou sintomas de ansiedade (33%) e tristeza ou choro fácil (31%).

Objetivo

Com esses fatores e levando em consideração o papel da Sami como provedor de saúde focado em medicina preventiva, a ideia é integrar essa necessidade com o app. O desafio deste teste é desenhar a interface de uma funcionalidade dentro do app que atenda a essa necessidade do plano de cuidado. Contudo, eu tenho alguns pontos cegos:

Eu não conheço nem tenho acesso ao app;

Eu moro fora da área de cobertura;

Fiz uma solicitação de proposta de abertura de plano no site (26/07/2021) sobre a qual não tive retorno, portanto eu também não sei dos detalhes;

Não é a primeira nem última vez que eu me deparo com um problema que não conheço inteiramente. Para isso, elaborei uma pequena matriz CSD — certezas, dúvidas e suposições -, para colocar algumas ideias em perspectiva:

Com isso em mente, rodei uma pesquisa qualitativa com pessoas que se encaixassem no seguinte perfil: habitantes da grande São Paulo que atuam como MEI/PJ. Consegui 3 respostas, que podem ser visualizadas neste link. Baseada nessa pesquisa, pude construir a seguinte persona:

A solução para este problema precisa ser algo fácil para o Fábio. Um comprometimento muito radical pode ser perigoso, pois na primeira falha, o usuário pode se sentir ainda mais frustrado. Neste cenário, temos as seguintes possibilidades:

Matriz Impacto X Esforço

Com isso, a funcionalidade eleita para o desenvolvimento aqui será uma parceria com marmiteiras locais, para o preparo de refeições prontas que atendam as necessidades nutricionais do usuário, sem deixar de lado o tempero e gosto que trazem prazer a alimentação. Esta é a funcionalidade capaz de gerar o maior impacto com o menor esforço possível dentre as ideias geradas.

Blueprint de Serviços

O blueprint acima ilustra a disrupção que esta funcionalidade incremental causa no ecossistema de serviços. Os custos de contratar um serviço de logística e fazer parceria com marmiteiras pode ser rapidamente recuperado, visto que usuários do plano com suas dietas em dia não apenas se sentem melhor, mas tendem a buscar outros hábitos saudáveis em consequência. O que segue a filosofia da Sami como empresa e também clientes mais saudáveis. O melhor seguro, é aquele que a gente não precisa, né?

Segue abaixo um pequeno fluxo de 4 telas que ilustra esse Blueprint da perspectiva do usuário. Para acesso ao protótipo funcional e a mais elementos desse estudo, acesse o arquivo no próprio Figma. Caso esteja acessando de um desktop, clique no botão present no canto superior direito.

Nota sobre os elementos de UI: pensando na escalabilidade do projeto em todos os elementos da marca, seja do app, do site ou em uma apresentação, minha recomendação é ter uma versão do Manual da Marca em Figma, com cores e tipografias na biblioteca, assim como componentes reutilizáveis na aba Assets. Construí um embrião dessa guia para tornar o desenvolvimento desde trabalho mais rápido, além de uma forma de demonstrar boas práticas de quando se trabalha em equipe.

A quem interessar, pode navegar nas bibliotecas nesse arquivo, assim como verificar a guia de estilos no arquivo do Figma citado anteriormente :)

--

--

Rachel Gonçalves

I facilitate processes, unriddle briefings and talk to a bunch of people — one sprint at time.